Igreja do Bom Jesus de Matosinhos
Monumento & Património
A Igreja do Bom Jesus de Matosinhos constitui um dos principais destinos de peregrinação e lugar de uma das mais antigas romarias de Portugal, as Festas do Senhor de Matosinhos.
A sua construção foi iniciada em 1559, tendo sido realizadas obras de ampliação da igreja primitiva no século XVIII, levadas a cabo pelo arquitecto italiano Nicolau Nasoni, e que lhe deram a configuração actual.
A Igreja de Matosinhos é caracterizada por uma fachada granítica de estilo barroco joanino, com três portais – o central de maiores dimensões e decorado com um medalhão no qual se insere uma concha de vieira, e dois nichos laterais com estátuas de S. Pedro e S. Paulo. De referir, ainda, a grandiosidade do adro circundante.
O interior da igreja apresenta uma planta em cruz latina, dividida em três naves e capela-mor rectangular. O altar-mor é ricamente decorado a talha dourada ao estilo do barroco, e onde se encontra a imagem de Cristo crucificado em tamanho real. Esta imagem é uma das mais antigas existentes no mundo (finais do século XII, inícios do século XIII) atribuída a Nicodemos.
Em 1982 foi classificada Imóvel de Interesse Público, sendo hoje a Igreja Matriz de Matosinhos.
- Matosinhos
- Religioso
Contatos
Rua Silva Cunha, 107
4450-222 Matosinhos
229 397 980
Mapa
Tags